Mercado de Trabalho

Muitos brasileiros vem para o Canadá em busca de novas oportunidades de emprego. Mas o que é necessário para conseguir a tão sonhada vaga de emprego neste país? É possível conseguir algo em sua área? E onde devo procurar? Estas são algumas das perguntas essenciais para quem está se procurando trabalho aqui, e a Totem está aqui para te ajudar.

               

A primeira dica é ter um bom nível de inglês (ou francês, dependendo da província), pois você vai precisar se comunicar, seja por email, telefone, ou pessoalmente. Você também precisará de um bom domínio da língua para escrever um bom currículo, e erros gramaticais e de concordância verbal são um erro grave para quem está procurando trabalho. Se você puder, peça para alguém fluente na língua revisar o seu currículo e te dar dicas. Você também precisará entender e conseguir se cominicar em inglês para fazer a entrevista. Nesta parte, não tenha medo se você não é 100% fluente, porque nas grandes cidades como Toronto e Vancouver, e dependendo da vaga, há tantos imigrantes que o contratante provavelmente já vão estar acostumados com alguns errinhos na fala. E ainda há uma boa chance do contratante também ser imigrante.

Uma outra dica é não procurar apenas trabalho na sua área, pelo menos no começo. No Canadá se valoriza muito a experiência de trabalho canadense. Então para o seu primeiro trabalho aqui, tente manter a mente mais aberta e procurar em áreas que não sejam necessáriamente aquelas de sua formação. Depois de um tempo no mercado candense, vai ficar cada vez mais fácil conseguir uma vaga na sua área de preferência.

Um dos meios mais usados aqui para a procura de trabalho são os sites de emprego. Você faz o upload do seu currículo, responde a algumas perguntas e se candidata as vagas. Em alguns o seu currículo fica no banco de dados, e mesmo que você não se candidate a uma vaga específica, os empregadores entram em contato quando alguma oportunidade surge e você se encaixa no perfil. Um dos sites mais famosos e usados é do próprio governo canadense (https://www.jobbank.gc.ca), mas existem muitos outros onde você pode se cadastrar. Os mais famosos são o Monster (https://www.monster.ca), o Indeed (https://ca.indeed.com/), e o Workopolis (https://www.workopolis.com/en).

Cidades próximas dos grandes centros também podem apresentar grandes oportunidades, pois no geral possum menores taxas de desemprego, um custo de vida mais baixo e a mesma faixa salarial das grandes cidades, por isso seu dinheiro acaba rendendo mais. Por exemplo, se você tiver um determinado emprego em Toronto e ganhar CAD$15.00 a hora, o mesmo emprego em uma outra cidade, também vai lhe pagar os mesmo CAD$15.00, mas o seu aluguel e seu transporte público, por exemplo, vão sair bem mais em conta, diminuindo o seu custo de vida. Outro ponto é que muitas cidades menores tem grandes mercados especializados e podem oferecer vagas interessantes de trabalho. Em Ontario, a cidade de Niagara por exemplo, possui um grande mercado hospitaleiro e Waterloo é uma região muito forte no ramo de tecnologia e é considerada a nova vale do silício canadense. Gostariamos de deixar claro que estas dicas são para aqueles que já possuem algum tipo de visto de trabalho.

© 2023 by Totem Educational Services

1235 Bay Street 7th Floor

Toronto, ON - M5R 3K4

info@totemedu.com

Phone Canada: +1 (647) 402-0409

Phone Brazil: +55 (31) 4042-0409

Follow us:

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon

Trabalhe Conosco

Seja nosso Parceiro

Regulated Canadian Immigration Consultant

Diego Paiva - ICCRC ID: R531209

https://iccrc-crcic.ca/find-a-professional/