COLLEGES & UNIVERSIDADES

Os colleges e as universidades do Canadá possuem qualidade reconhecida internacionalmente, e são bem populares entre os estudantes de todo o mundo. Se formar em uma dessas instituições pode te ajudar muito a conquistar um bom emprego no Canadá e, futuramente, a sonhada imigração. No Canadá existem diversos tipos de post secondary programs, que são aqueles cursos para quem já terminou o ensino médio. A Totem preparou um resumo de cada tipo de curso para que você possa entender melhor o sistema educacional do país, e escolher o curso que melhor se encaixa ao seu perfil.     

 

Primeiramente é importante entender que no Canadá existem os colleges e as unversidades. As universidades normalmente são mais voltados para a área acadêmica, enquanto os colleges possuem cursos mais voltados para a prática do mercado de trabalho. Muitos brasileiros preferem chegar no país e começar um College ao invés de uma Universidade. Uma das razões para esta escolha é que os Colleges são muito mais baratos do que as Universidades. Um segundo motivo é que você consegue terminar o college em menos tempo do que uma universidade, podendo ingressar no mercado de trabalho mais rápido. Caso o aluno escolha fazer primeiro um College, ele pode muitas vezes usar o seu diploma para terminar uma graduação na Universidade. Tendo esta diferença entre Colleges e Universidades em mente, podemos agora explicar os diferentes post secondary programs que existem por aqui, vamos falar sobre as opções oferecidas na Província de Ontário, que onde temos o maior fluxo de alunos:

  • CERTIFICATE: É o mais básico e rápido curso oferecido pelos colleges. Normalmente estes cursos são profissionalizantes e voltados para quem acabou de sair do ensino médio e precisa entrar logo no mercado de trabalho. Estes cursos também podem te preparar para a entrada em um um outro curso mais avançado de um College ou de uma Universidade.

  • DIPLOMA: O Diploma é um curso técnico de dois anos, muito voltado também para quem quer entrar logo no mercado de trabalho, porém é mais amplo do que o Certificate. A maioria destes programas tem a opção de estágio, o que traz para o estudante uma valiosa experiência de trabalho canadense.

  • ADVANCED DIPLOMA: Este curso se assemelha muito ao diploma, porém é mais amplo e tem uma duração média de três anos. Muito programas dentro do Advanced Diploma também dão direito ao estágio, que pode ser muito importante para a entrada no mercado de trabalho.

  • DEGREE: o Degree se assemelha muito ao bacharelado do Brasil e é bem mais amplo do que os cursos citado a cima. O Degree normalmente tem quatro anos e é mais voltado para a área acadêmica, sendo um curso mais teórico do que prático.

 

  • GRADUATE CERTIFICATE: É uma especialização, ideal para quem quer um curso focado em uma carreira específica e experiência no mercado de trabalho. A maioria dos Graduates Cerificates possuem um componente de trabalho que permite que você aperfeiçoe seus conhecimentos na prática.

  • MASTER DEGREE E PhD. O Master Degree é o mesmo que o mestrado no Brasil e o PhD é como se fosse o doutorado. Estes dois cursos são voltados para quem já possui um bacharelado e são bem voltados para a área acadêmica. O Master Degree pode ter a duração de um a três anos e o PhD de quatro a cinco anos.

Escolher o curso ideal na instituição certa pode fazer a diferença se você está planejando entrar no mercado de trabalho. Alguns Colleges localizados fora das grandes cidades podem ser uma boa opção para determindas áreas, porque além de serem especializados em um determinado ramo, estão localizados em cidades com baixíssimos níveis de desemprego, o que pode ajudar muito quem está tentando conseguir o primeiro emprego. Por exemplo, a região de Barrie em Ontario é um pólo no ramo de saúde, e se você estiver procurando um curso nessa área, essa cidade pode ser o ideal. Já a região de Waterloo é famosa pela áera de tecnologia. Se sua área é turismo, hospitalidade ou culinária, a região de Niagara tem ótimas opções. Já para o ramo de administração, negócios ou mesmo engenharia a cidade de London, também em Ontário pode te oferecer ótimas oportunidades.  

 

Se você possui interesse em fazer um college no Canadá, nos mande uma mensagem e ficaremos felizes em te ajudar a dar este passo importante.