O que fazer nos seus primeiros dias no Canadá 

Your To Do List

Quando chegamos em um país estranho nem sempre sabemos quais deveriam ser os nossos primeiros passos. Tudo é tão diferente, novo, que é difícil se concentrar nas tarefas que precisamos fazer para começar a vida neste novo lugar. Algumas perguntas muito comuns de quem chega no Canadá são: como vou me locomover de um lugar ao outro, onde vou fazer minhas compras de supermercado, onde vou trocar meus reais por dolares canadenses e onde posso conseguir um chip para meu celular? Pensando nisso, a Totem criou uma “To Do List” para te ajudar nos seus primeiros dias no Canadá.

 

1- Compre um passe ou passagens individuais de transporte público nas estações de metrô. Diferentemente do Brasil, no Canadá não há o trocador de ônibus onde você paga a passagem e ele te devolve o troco. Tanto nos ônibus quanto nos bondinhos, você tem os motoristas e uma caixinha de vidro do lado do motorista onde você deposita o seu passe ou o dinheiro. Mas se você pagar com dinheiro, precisa dar o valor extato porque ninguém vai te dar o troco. No metrô você também tem essas caixinhas na entrada das catracas, mas em algumas estações, e em alguns horários você tem a opção de trocar o seu dinehiro com um funcionário da estação. Uma ótima dica é comprar o passe mesal, que sai mais barato para quem usa o transporte público todo dia.

 

2- Abra uma conta de banco. Há vários bancos muito bons no Canadá onde você pode abrir sua conta apenas levando uma identidade e o seu endereço no Canadá. Com uma conta bancária você tem direito a um cartão de débito e dependendo da conta, você também consegue cheques e cartões de crédito.

 

3- Compre Dolares Canadenses. Você pode trocar reais por dolares canadenses em qualquer casa de câmbio ou em muitos bancos. O valor do câmbio costuma ser muito parecido, mas vale a pena dar uma conferida online para ver onde vale mais a pena fazer a troca.

 

4- Consiga um SIN number. O SIN number é muito parecido com o nosso CPF e você vai precisar dele para trabalhar. Por isso, se você tiver um visto de estudante que possa trabalhar 20 horas semanais, ou um de trabalho, vá ao Service Canadá mais próximo com o seu passaporte e sua permissção de trabalho (ou estudo) e faça seu SIN number na hora.

 

5- Consiga um Chip de celular.  Antes de escolher a operadora pra comprar o chip, pergunte as pessoas de sua cidade o que elas acham de suas operadoras, porque o sinal de cada uma pode ser bem diferente. Algumas não funcionam nos metrôs, outras possuem sinais muito ruins em basements, e tem aquelas que não funcional de jeito nenhum em algumas partes da cidade. Então, algumas operadoras que parecem ser muito baratas, podem sair caro. Além disso, se você vai ficar pelo menos dois anos no país, você pode fazer planos que saem muito baratos ou até conseguir um celular de graça.

 

6- Ache os supermercados mais perto. No Canadá exitem muitos supermercados bons e alguns podem ser especializados em alguns tipos de produtos. Existem os supermercados que oferecem produtos mais finos, outros mais populares. Alguns são ótimos para a compra de frutas e hortaliças equanto outros são otimos para comprar produtos de limpeza. E não se preocupe, nas cidades maiores sempre tem aquele supermercado que vende coisinhas brasileiras.

 

7- Escreva um currículo canadense. O formato do currículo canadense é um pouco diferente do estilo brasileiro então não adiante só traduzir o seu currílo pra o inglês. Procure em sites especializados templates de currículos canadenses e peça para uma pessoa local dar uma olhada. Depois, é só cadastrá-lo online em diversos sites de emprego (olhar nosso post de Trabalho no Canadá).

Esperamos que esta lista te ajude a começar este novo capítulo de sua vida e se precisar a Totem está aqui para ajudar. Se tiver alguma pergunta sobre o assunto nos mande uma mensagem!

© 2023 by Totem Educational Services

1235 Bay Street 7th Floor

Toronto, ON - M5R 3K4

info@totemedu.com

Phone Canada: +1 (647) 402-0409

Phone Brazil: +55 (31) 4042-0409

Follow us:

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon

Trabalhe Conosco

Seja nosso Parceiro

Regulated Canadian Immigration Consultant

Diego Paiva - ICCRC ID: R531209

https://iccrc-crcic.ca/find-a-professional/